Tarator

Mais uma receita da tia Rê que pude apreciar recentemente chamada Tarator, é uma sopa fria da Bulgária...Nossa gente, pensa numa coisa boa e multiplica por dez!!!! Delícia, refrescante, fácil de fazer, nutritiva e de baixas calorias. E pra quem ainda não viu, confira a receita deliciosa do antepasto de jiló aqui



Ingredientes:

2 pepinos sem casca e sem sementes picados em cubinhos
500 ml de iogurte natural *

5 colheres (sopa) de nozes finamente picadas 

2 colheres (sopa) de azeite 
1 colher (sopa) de endro(dill) ou salsa ou hortelã picado**
Alho cru  picado (ao gosto de cada um, eu coloco uns 3 dentes grandes) ***
Sal a gosto
Gelo para servir

* Pode colocar 3 potinhos de iogurte natural de 170g, aí você escolhe se prefere a versão integral (126 kcal) ou desnatada (68 kcal), depende do objetivo de cada um.

** A receita original pede endro, que pode ser encotrado em feiras livres com facilidade, pelo menos aqui em Santo André...caso você não encontre substitua por hortelã que também fica bem refrescante.

*** Sabemos que para obter todos os benefícios do alho ele deve ser consumido cru, como mencionei aqui, portanto, aproveite essa sopa, sua saúde agradece.

Modo de preparo: 

Quem acompanha o blog sabe que gosto de receitas fáceis e práticas, como o tarator: Misturar todos os ingredientes e levar para gelar. Servir com gelo. Hummmmmm, vale a pena fazer, bom demais!!!!

Aqui você acompanha o passo a passo com fotos in Traditional Bulgarian cuisine. 



O pepino (Cucumis sativus) é uma cucurbitácea assim como as abóboras, o chuchu, a melancia e o melão. Contém vitaminas A, C, B1, B2 e minerais. É uma hortaliça refrescante, ideal para consumo em dias quentes. Tem alto teor de água (95%) e pouquíssimas calorias (15kcal em 100g), o seu consumo é uma ótima opção para pessoas que desejam eliminar uns quilinhos. Muitas pessoas não consomem porque acham indigesto, uma dica é deixar parte da casca que é rica em enzimas digestivas e evita a famosa azia e indigestão. Outra dica que não tem explicação científica, mas sempre fiz porque aprendi com a minha vó e acho que funciona é cortar a "bundinha" do pepino e esfregar delicadamente até sair uma espuminha branca, os antigos dizem que assim não fica indigesto...é o que eu digo se mal não faz, por que não tentar?

O endro (Anethum graveolens) é uma erva aromática. Também conhecido por aneto ou dill, é muito usado na cozinha sueca, finlandesa, russa e polaca para aromatizar salmão e batatas. Também é utilizado em saladas na parte ocidental da Turquia e faz parte indispensável da cozinha búlgara, na preparação de alguns pratos típicos como a famosa sopa fria de verão chamada "tarator", para aromatizar pratos e sopas de cogumelos, ou saladas como a salada branca-de-neve, de pepinos, etc. É diurético, combate cólicas e a hiperacidez gástrica. Age, também, contra a insônia. É um dos principais remédios naturais contra a flatulência. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário