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Tô inchada, e agora?


Você sabia que o desequilíbrio de alguns nutrientes pode causar inchaço? São eles: K (potássio), Ca (cálcio), Mg (magnésio) e vitamina B6 (também conhecida como piridoxina). Para resolver esse problema basta incluir alguns alimentos e fitoterápios na alimentação diária que os resultados serão nítidos em poucas semanas: 

As frutas que ajudam muito a diminuir o inchaço são o melão que contém bastante K, Mg e vitaminas do complexo B e a melancia que contém muuuuita água, ambas são diuréticas, ou seja, ajudam a eliminar através da urina o excesso de Na (sódio), um dos responsáveis pela retenção de líquidos. E ainda, a melancia contém licopeno, um potente antioxidante que varre os radicais livres. E a água de coco também é ótima para hidratar, além de ser rica em potássio.  

Inclua salsinha picadinha para finalizar os pratos, além de ser rica em K e vitamina C, é rica em antioxidantes, portanto, também é diurética. Outro tempero para incluir na alimentação é o alho poró, pois além do potássio ainda estimula a circulação. 

Que tal uma salada de pepino? Temperada com salsinha e alho poró? Além de conter 95% de água, possui fibras que aumenta a saciedade e potássio. Já falei dos benefícios do pepino aqui. E a erva doce fresca, que tal incluir na salada também pra ajudar o rim a eliminar os excessos?

Outros alimentos super importantes para incluir na alimentação são: arroz integral e gérmen de trigo (tem muita vitamina do complexo B, sendo a B6 responsável pela eliminação do sódio), oleaginosas que são ricas em magnésio, consuma nos lanchinhos intermediários as castanhas, nozes, macadâmia, pistache...mas com moderação para não extrapolar em calorias.

Meus pacientes já sabem que adoro trabalhar com fitoterapia, os famosos chazinhos, dentre os com melhor função diurética estão o de cavalinha, que além do potássio e magnésio, contém silício, que atua na formação das fibras de colágeno, hibisco que é riquíssimo em antioxidantes e de folha de abacate. 

Recomendo tomar 3 xícaras de chá por dia 40 minutos antes (ou depois) das refeições. Mas e como fazer o chá da forma correta? 
Ferver a água, desligar, adicionar a erva, abafar por 5 minutos e coar. Medida: para cada xícara de chá de água : 1 colher de chá (rasa) da erva. 

E a grande pergunta, mas se estou inchada, devo tomar líquido? Não vou inchar mais? Pelo contrário, devemos beber muita água para estimular o rim a funcionar para equilibrar os minerais que estão em falta e eliminar os excessos. 

E não esqueça de diminuir o consumo de Na (sódio), fique atenta aos rótulos dos alimentos industrializados e diminua o consumo de sal, para isso adicione sabor nas preparações com os temperos naturais.

3 comentários:

  1. Amei as dicas, parece até que leu meus pensamentos, to me sentindo muito inchada, vou já fazer o chazinho, adoro...

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  2. Que bom que pude ajudar Rafaela!! Faça sim e inclua os alimentos diariamente que logo verá os resultados...

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  3. Show em Dra!!!! adorei!!! bjs

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