Bolo de chocolate com abobrinha


Dá para acreditar que esse bolo tem abobrinha? Sim, isso mesmo!! Abobrinha italiana ralada, veja os benefícios aqui.  Utilizo bastante essa receita para estimular o paladar das crianças, afinal, quando há recusa de determinado alimento, devemos oferecer o mesmo diversas vezes e em diferentes preparações, por que não abobrinha no bolo? E mais, já que vai consumir (com moderação, sempre), por que não deixar mais nutritivo?


Receita de liquidificador pá pum:

3 ovos inteiros
1/2 copo (americano) de água
1/2 copo (americano) de óleo
1 1/2 copo (americano) de açúcar 
2 colheres (sopa) de vinagre branco
1 pitada de sal
copos (americano) de farinha de trigo
2 colheres de chocolate em pó (do padre e não achocolatado)

Bater tudo no liquidificador. Em seguida adicionar 1 colher (sopa) de fermento em pó e 1 abobrinha italiana ralada (com a casca e sem as sementes). Colocar em forma com buraco no meio untada e enfarinhada. Assar em forno (pré aquecido) 180ºC por 40 minutos.

Eu utilizo o ralo grosso, mas se quiser que a abobrinha "suma" no bolo, pode fazer no ralo mais fino, só não aconselho bater no liquidificador porque a massa fica mais pesada.

 Para cobrir pode ser um brigadeiro mole feito com chocolate em pó e cacau ou ganache:
Derreter 1 barra (180g) de chocolate meio amargo no micro ondas e adicionar 1 caixinha de creme de leite. Misturar até ficar homogêneo e cobrir o bolo... esse eu decorei com chia, ótima fonte de ômega 3, quer saber mais? Confira aqui.

A abobrinha é uma boa fonte de magnésio que atua com o cálcio e vitamina D na saúde dos ossos, prevenindo a osteoporose, e mais, o magnésio fixa o cálcio nos ossos, evitando o acúmulo nos rins, prevenido a formação de cálculos. É importante para manter a boa memória e evitar fadiga. Contém ácido fólico, conhecido por abaixar os níveis de homocisteína, importante no controle de doenças cardiovasculares. 

Um comentário:

  1. Olá!
    Passei para conhecer seu blog ele é notº 10, muito maneiro com excelente conteúdo gostaria de lhe dar os parabéns pelo seu blog e desejar sucesso e que DEUS ilumine sua vida e de seus familiares
    Um grande abraço

    ResponderExcluir