Atendimento Nutricional Personalizado - Palestra - Educação Nutricional - Consultoria para escola - Oficina culinária - Treinamento

Bolo de cacau

Presente para o dia das mães, porque sua mãe merece :)


M-A-R-A-V-I-L-H-O-S-O
e claro, fácil fácil de fazer...

Quem me acompanha sabe que muitas receitas aqui postadas são de blogs, pesquiso, testo e se a receita for aprovada vem pra cá, esse é o caso desse bolo de cacau, simplesmente sensacional... há tempos queria uma receita assim, com a massa beeem escura, leve, úmido, fofo e óbvio, prático de fazer, até tenho receitas maravilhosas de bolo de chocolate, mas só de pensar que na massa vai 200g de manteiga, desisto.

Encontrei no blog a cozinha coletiva, e segundo o autor, é o melhor bolo de chocolate, concordo que é um dos melhores, vale a pena fazer, é bom demais.

O bom desse bolo é que não precisa de batedeira nem de liquidificador, e ainda, 
dá pra comer puro, dispensa cobertura, recheio e claro, calorias a menos ;)

Fiz uma pequena alteração da receita original, e também testei com farinha de trigo integral...

Primeiro peneire os secos em uma bacia e misture:

1 e 3/4 xícaras (chá) de farinha de trigo refinada*
1 xícara (chá) de açúcar refinado
1 xícara (chá) de açúcar mascavo
3/4 xícara (chá)  de cacau em pó 
2 colheres (chá) de bicarbonato de sódio
1 colher (chá) de fermento em pó
1/2 colher (chá)  de sal

* testei com farinha integral e deu certo, coloquei 1 xícara de farinha refinada e 3/4 xícara de farinha integral [achei que ficou um pouco mais seco do que a versão original, mas, como sempre digo, dependendo do objetivo, vale a pena fazer.

Em outro recipiente, misture os líquidos:
  • 1 xícara (chá) de buttermilk**
  • 1/2 xícara (chá) de óleo 
  • 2 ovos inteiros
  • 1 colher (chá) de baunilha
160 ml de café bem forte e quente 

** buttermilk: para 1 xícara (chá) de leite adicione 2 colheres (sopa) de vinagre branco. Deixe descansar em temperatura ambiente por 10 a 15 minutos, até ficar com a aparência de leite talhado.

Incorpore com auxílio de um fouet, aos poucos, a mistura de líquidos à mistura de sólidos, sem bater. Por último adicione o café quente e mexa até ficar homogêneo.

Coloque em forma untada e enfarinhada (coloquei em uma de 20cm x 30cm) e leve para assar em forno pré aquecido a 180°C por 40 minutos. 

 Sempre usava o cacau em pó da Garoto, 
mas comprei esse da Harald e gostei bastante:

2 comentários:

  1. Parece delicioso este bolo...Lendo sobre a farinha de coco, vi que podemos substitui-la uma parte do trigo pela de coco, e assim que recebi seu e-mail pensei nesta receita substituindo uma parte pela farinha de coco, vou testa-la...Moro em NY e gosto muitooooo de seu blog, qtas coisinhas gostosas, obrigada!!!
    Wilma.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É sim Wilma,bom demais!! Testa sim e me fala se deu certo tá? Obrigada!!

      Excluir