Pão integral


Finalmente uma receita de pão integral muuuito boa, leve e saborosa e claro, bem fácil de fazer, na batedeira, mas gente, tem que ser planetária pois a massa é pesada, e não é qualquer batedeira que aguenta hein...vamos à receita:


Ingredientes:  

2 xícaras de chá de farinha de trigo integral 
2 xícaras de chá de Sêmola de trigo di Grano Duro
2 xícaras de chá de água morna
1 pacote de fermento biológico seco instantâneo (10g) 
2 colheres de sopa de açúcar 
1/2 colher de sopa de sal 
6 colheres de sopa de óleo 

Modo de preparo:

Na tigela da batedeira, adicione as duas farinhas peneiradas e misture. Abra um buraco no meio. Reserve.

Em uma bacia de vidro, coloque o fermento e a água morna e misture delicadamente até ficar homogêneo. Acrescente o açúcar, o sal e o óleo e misture novamente. Despeje o conteúdo sobre as farinhas e misture com uma colher de pau até obter uma massa homogênea. Transfira a tigela para a batedeira.

Na batedeira: Com os ganchos para massas bata durante 6-7 minutos na velocidade média-alta, até obter uma massa homogênea e bem pegajosa.  Derrame-a de uma só vez na forma de bolo inglês (28x10x7cm), untada e enfarinhada, com ajuda de uma colher e nivele a superfície. Deixe descansar por aproximadamente 30 minutos, ou até dobrar de volume. 

Faça cortes na superfície e leve para assar em forno pré aquecido a 220ºC por aproximadamente 30 minutos ou até dourar e o palito, enfiado no centro do pão, sair seco. 

Pão após o crescimento, cresceu tanto que quase saiu da forma :)

Olha só que coisa mais linda, inteiro e fatiado, pão delicioso, vale a pena fazer, pois além de integral é muito mais saudável!! 


Peguei essa receita do blog Só receitas simples

Usei essas duas marcas de farinha: 


3 comentários:

  1. Acabei de tirar esse pão do forno e prová-lo com manteiga, ficou delicioso! Usei farinha de trigo normal no lugar da grano duro que não tinha, deu certo! Obrigada por compartilhar a receita!

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigada pela excelente receita! Fiz 2 vezes, e ambas as vezes ficaram super fofinhos. Como nao achei a Semola, coloquei farinha de quinoa e amaranto juntamente à integral, e na segunda vez usei a integral, com a sem gluten, farelo de trigo e aveia e por ultimo, farinha de linhaça. No lugar do açúcar comum, usei o mascavo. Ficou uma delicia!

    ResponderExcluir