Atendimento Nutricional Personalizado - Palestra - Educação Nutricional - Consultoria para escola - Oficina culinária - Treinamento

Canja de galinha

É gripe? Canja de galinha já... Como diz minha avó, é santo remédio!! E ajuda mesmo, pois o alho tem ação antiinflamatória, excelente para o alívio dos sintomas da gripe, o frango contém cisteína, que é um aminoácido que tem ação mucolítica, pois quebra as ligações das moléculas do muco, facilitando a expectoração, além de vitamina C que melhora a resistência do organismo contra infecções, fortalecendo o sistema imunológico e betacaroteno, um excelente antioxidante. Então, que tal uma canja quentinha e saborosa?

Ingredientes:

1 peito de frango picado em cubinhos
2 colheres (sopa) de óleo para refogar
6 dentes de alho amassados
2 cenouras cortadas em rodelas
2 batatas picadas 
2 mandioquinhas cortadas em rodelas
1 inhame picado
1 fatia de abóbora cabotiá picada
4 colheres (sopa) de quinua em grãos
Sal à gosto
Salsinha à gosto (inclusive os talos que são riquíssimos)
Arroz integral que sobrou do almoço

Refogue os cubos de frango no óleo até formar o "fundo" da panela, esse é um dos segredos da canja ficar saborosa, senão corremos o risco de ficar sonsa, e como explicar isso para você?
A imagem abaixo explica por si só:


Após o frango ficar bem dourado, adicionar o alho amassado e refogar rapidamente.
Em seguida adicionar os legumes picados, quinua, talos de salsinha e sal. 


Adicionar água fervente (não pode ser fria para não causar choque térmico) até cobrir tudo. Cozinhar na pressão por uns 20 minutos. Por fim, espere sair a pressão da panela e acrescente a salsinha picada e o arroz integral cozido e ferva por um minutinho.

Prontinho, agora é só apreciar:

Canja de galinha fumegante

Nenhum comentário:

Postar um comentário