Torta de atum e legumes (sem glúten)

Quem acompanha o blog já percebeu que tenho postado inúmeras receitas sem glúten, e quem faz essa restrição sabe que muitas vezes a receita não fica muito boa, mas essa aqui ficou bem gostosa, é uma opção para o lanche da tarde ou jantar com uma saladinha fica perfeito

Ingredientes:

Massa:

3 ovos inteiros
2 copos (requeijão) de leite vegetal (usei o "leite" de inhame*)
1/2 copo (requeijão) de óleo de girassol
1 copo (requeijão) de farinha sem glúten (usei da marca Aminna que é composta de farinha de arroz, fécula de batata e fécula de mandioca)
1/2 copo (requeijão) de amido de milho
1/2 copo (requeijão) de tapioca fina
4 colheres (sopa) de farinha de linhaça
4 colheres (sopa) de queijo ralado
1/2 colher (chá) de sal
1 colher (sopa) de fermento em pó

*Já falei sobre as propriedades do inhame aqui, esse "leite" fica bem cremoso e confere maciez à massa. É só cozinhar 4 inhames pequenos (equivalente a 1 xícara bem cheia) em 1 litro de água até ficar bem macio. Em seguida é só bater no liquidificador e está prontinho. Pode ser usado como substituto do leite de vaca nas receitas de pães, bolos, tortas, pudins, vitaminas...

Modo de preparo: 
Bata no liquidificador os ovos, leite e óleo. Em seguida acrescente o restante dos ingredientes, menos o fermento e bata até ficar homogêneo. Por último acrescente o fermento e apenas pulse. 

Recheio:
2 latas de atum sólido (deixar escorrer o óleo em uma peneira)
1 lata de ervilha
1 abobrinha ralada (retirei as sementes porque forma muita água) e refogada rapidamente em pouco azeite (só para murchar)
Salsinha à gosto

Modo de preparo: 
Misturar todos os ingredientes e deixar escorrer em uma peneira enquanto faz a massa.

Cobertura:
2 cebolas em rodelas
1 tomate em cubos
1 colher (chá) de orégano

Modo de preparo: 
Misturar todos os ingredientes e temperar com sal, azeite e vinagre, como salada mesmo e deixar descansar enquanto prepara a massa para "pegar" o sabor. 
Obs. Escorra todo o líquido antes de colocar sobre a massa. 

Em uma forma retangular untada com óleo de girassol e enfarinhada (coloquei fubá) coloque metade da massa, o recheio, a outra metade da massa e por fim cubra com a cebola e tomate temperados.

Asse por 40 minutos em forno pré aquecido 220ºC. Após esse tempo, não retire do forno, espere amornar antes de provar.



Nenhum comentário:

Postar um comentário