Tempero para frango

Muita gente associa filé de frango com dieta, acha sonso, sem sabor, mas depois dessa dica de tempero, você pode mudar sua opinião à respeito do simples filézinho de frango...



Temperinho básico para frango:

Alho (ralado ou amassado)
Sal 
Mostarda (amarela, gosto muito da Hemmer)
Vinagre (de alho)
Azeite de oliva
Molho de pimenta vermelha (ou a própria picadinha sem as sementes)
Orégano

E só. 

Misture e deixe marinar* de um dia para o outro, se não der, deixe por uma horinha que seu filé de frango já vai ficar bom demais. 

Pode fazer o filé inteiro, cortar em tiras ou cubos.

*A marinada é uma técnica culinária que consiste em colocar um alimento, geralmente uma peça de carne, numa mistura de água, sal, temperos e algum componente ácido, como o vinagre. Os ingredientes podem ficar a marinar desde alguns minutos até várias horas. A marinada era, primitivamente, uma forma de conservar os alimentos. Atualmente, é usada com diferentes fins, como amaciar a carne, realçar sabor e adicionar (ou retirar) umidade, conforme o tipo de tempero utilizado. Também é uma forma de cozimento ou pré-cozimento, já que o ácido age sobre a carne, desnaturando as proteínas.

E não se esqueça da apresentação, que é fundamental, pois "comemos" com os olhos. Decorei com tomatinho sweet grape e orégano fresco.

O peito tem a maior proporção de carne sem osso e é dele que se fazem os filés. Apesar da menor quantidade de ferro em relação às carnes vermelhas, é rico em nutrientes, especialmente proteínas de alta qualidade biológica (com todos os aminoácidos essenciais). O fato de ser consumido em filés é outra vantagem em relação aos outros cortes, já que fica quase livre do colesterol, presente em sua maior parte na pele. A ausência de gordura pode deixá-lo ressecado, por isso é essencial caprichar no tempero. O sabor suave, o alto rendimento e o baixo valor calórico fazem dessa parte do frango uma saudável opção às carnes bovinas e suínas. Sem falar que é tenro, cozinha rápido e se sai bem tanto cozido, com molhos, quanto grelhado, assado, frito ou empanado. Delicado, combina com grande variedade de ervas, como manjericão, estragão, alecrim, orégano, tomilho, cebolinha e salsinha. Harmoniza ainda com pimentas e especiarias - como anis estrelado, curry e gengibre - e com temperos ácidos e adocicados. Seu sabor pode ser ressaltado com suco de laranja, de maracujá, de tamarindo ou de abacaxi.


Depois dessas dicas, seu filé nunca mais será o mesmo

Nenhum comentário:

Postar um comentário