Pãozinho de tapioca (sem glúten)

Mais uma receita da linha sem glúten, receitinha daquelas que eu só acredito vendo, ou melhor, fazendo, vi no blog da Tati que viu na Ana Maria Braga, mas ó, é muitíssimo saboroso e fácil de fazer, pode ser congelado também. Para quem faz restrição ao glúten, substituir pelo pão sem glúten no café da manhã ou no lanche da tarde, mas não esqueça de consumir com moderação, pese 60g  (varia de 4 a 6 unidades, vai depender do tamanho que você fizer). Para isso recomendo comprar uma balança digital que é super útil e baratinha...


Ingredientes:
1 ½ xícara (chá) de leite 
¼ xícara (chá) de óleo
1/2 colher (chá) de sal
1 xícara (chá) de tapioca granulada 
1 ovo inteiro
½ xícara (chá) de queijo parmesão ralado (50 g)
½ xícara (chá) de polvilho doce 

Modo de preparo:
Coloque em uma panela o leite, óleo e sal e quando ferver coloque em uma bacia de vidro, acrescente a tapioca granulada e mexa bem. Espere esfriar para acrescentar o restante dos ingredientes.Vai virar uma massaroca grudenta assim:



Depois que esfriar acrescente o ovo, polvilho doce e parmesão e misture com as mãos para desfazer os gruminhos (no começo parece que não vai dar certo, mas misture bem que vai dar certíssimo!) e ficar homogêneo. 

Unte as mãos com azeite e faça bolinhas do tamanho desejado. Coloque em uma forma untada (coloque óleo e espalhe com papel toalha para retirar o excesso) e leve para assar em forno previamente aquecido à 200°C por 25 minutos ou até dourar.



Para quem não conhece, essa é a tapioca granulada, encontrei na Coop da Industrial:

2 comentários:

  1. Olá Dra. Taís,
    venho compartilhar com você as modificação que fiz nessa receita e ficou muito boa. Usei 50gs de coco seco adoçado de boa qualidade no lugar do queijo e também reduzi a quantidade de óleo para 30ml (2 colheres de sopa). Não precisei desfazer as bolinhas como também nem sempre preciso usar o polvilho. Na hora de modelar, passei água nas mão e modelei. Não achei necessidade de usar óleo para modelar. Espero que experimente com essas modificações.

    ResponderExcluir