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Alimentos para controlar a TPM


Que mulher nunca sentiu TPM? Que mulher não fica irritada, chorona, depressiva, mal humorada na segunda metade do ciclo menstrual? Pois é, mas sentir TPM não é nada agradável, por isso é importante tratar a TPM e até mesmo prevenir o aparecimento dela.


Foto: Corbis
Na verdade, a gente sente TPM porque na segunda metade do ciclo menstrual existe uma queda na produção do hormônio chamado estrogênio e um aumento na produção do hormônio chamado progesterona e isso faz com que ocorra uma diminuição de um importante hormônio da auto-estima chamado serotonina, e para formar a serotonina são importantes diversos micronutrientes, entre eles:

  • Vitamina B6 encontrada nos cereais integrais, gérmen de trigo, aveia, banana, batata, leguminosas (feijões, lentilha e grão de bico) e castanhas.
  • Magnésio encontrado nos cereais integrais como aveia, vegetais folhosos escuros (couve, mostarda, espinafre e bertalha) e castanhas.
  • Ácido Fólico, encontrado nos feijões e nos vegetais folhosos, como rúcula, almeirão, catalonha, acelga e alface, mas é importante consumir cru e não cozido.

Esses micronutrientes vão auxiliar o triptofano a ser convertido em serotonina, aumentando a disposição e melhorando o humor. E ainda podemos consumir alimentos ricos em triptofano, tais como, açaí, banana, damasco e arroz integral.


Portanto, mantenha-se bem nutrida que você terá um ciclo menstrual muito mais tranquilo e saudável.

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