Afinal, jejum emagrece?

Eu só almoço e janto, vou conseguir emagrecer?
Não!!!!!!



Recomendamos o fracionamento de 6 refeições ao dia, sendo as 3 principais: café da manhã, almoço e jantar e 3 intermediárias: lanche da manhã, lanche da tarde e ceia, ou seja, a principal com maior valor nutricional e intermedíarias para o complemento e reposição de nutrientes diários.


Quando estamos sem alimentação por um período superior a 4 horas chamado de jejum, nosso organismo reconhece esta falta de reposição nutricional e bloqueia o uso das reservas de glicose, iniciando o consumo de estoques de proteínas e gorduras, o que acarreta a utilização de massa magra “músculos” grande responsável pela sustenção do nosso corpo.

Em indivíduos diabéticos isto é mais preocupamente ainda, pois altera os níveis de glicemia.

O fracionamento das refeições estimula o metabolismo, que aumenta o consumo de oxigênio em 25%, provocando também uma termogênese, que nada mais é que a produção de calor que auxilia na queima da gordura.

Mas não adianta fracionar e comer quanto e o que quiser. É importante reduzir ao máximo o consumo de alimentos gordurosos, os carboidratos simples como: açúcares, pão branco, arroz branco, refrigerantes entre outros alimentos industrializados ricos em corantes e conservantes. Devido ao jejum prolongado, as pessoas ficam estimuladas ao consumo de “qualquer” tipo de alimento principalmente estes, que já estão prontos e não necessitam de tempo ou esforço para o preparo.

Deve-se priorizar a ingestão de alimentos ricos em fibras, vitaminas e minerais que são os alimentos menos consumidos pela maioriapodendo citar: cereais integrais, frutas, verduras e legumes.

Não se engane! O jejum pode causar desde uma simples fraqueza, dificuldades na concentração  e memória até fatores mais graves como desequilíbrio metabólico, levando a pessoa a uma desidratação, aumento nas arritmias cardíacas e lesões neurológicas.

O pior jejum não é reconhecido por muitos, é o horário de descanso, ou seja, por exemplo o período da qual uma pessoa dorme das 22:00h até 06:00h num total de repouso de 8 horas sem alimentação.

Muitos erroneamente iniciam o dia ou uma atividade física em academias ou programação caseira pela manhã sem alimentação adequada. Recomenda-se que haja uma alimentação no mínimo de 30 minutos antes de qualquer atividade, para que estes nutrientes auxiliem na queima de gorduras e reposição e déficit nutricional. Esta reposição nutricional pode variar dependendo da intensidade e tempo da atividade física.

Depois destas informações, voltamos a perguntar: O emagrecimento acontece retirando algumas refeições? Não mesmo, devemos nos conscientizar para reduzir os alimentos desnecessários, e acrescentar os que nos favorecem durante todas as refeições do dia.

Equilíbrio é a palavra chave!


Nenhum comentário:

Postar um comentário