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Canjica

A canjica é típica da culinária brasileira e seu principal ingrediente é o milho branco. O nome canjica vem do banto (kanjica), um tipo de papa com a farinha de milho branco ou milho verde ralado. Em algumas regiões, pode ser conhecida como curau ou mingau de milho branco.

Nutricionalmente, o milho (Zea mays L.) é um alimento bastante nutritivo. É uma ótima fonte energética por ser rico em carboidrato, contém proteína, fibras que auxiliam no bom funcionamento intestinal, ferro, magnésio, potássio, fósforo, vitamina A e algumas vitaminas do complexo B.


Que tal fazer uma canjica nesse friozinho? 

Deixe a canjica de molho de um dia para o outro (ou por pelo menos 8 horas).
No dia seguinte, escorra a água e lave em água corrente.
Coloque a canjica em uma panela de pressão e cubra com bastante água, pois ela absorve bastante, eu coloco a olho mesmo, mas pode seguir as instruções do rótulo.
Cozinhe por 45 minutos na pressão.


Existem diversas maneiras de fazer a canjica, pode colocar leite de coco, coco ralado, amendoim, pode ser feita com leite e açúcar também, mas eu faço com leite condensado por achar que ela fica mais cremosa...

Eu faço assim; depois que cozinhou espero sair a pressão e abro a panela, adiciono 1 xícara de leite, 1 lata de leite condensado e 1 canela em pau e deixo ferver em fogo baixo por uns 20 minutinhos para engrossar.


Salpicar canela em pó na hora de servir.
Aprecie com moderação, pois a canjica é muito calórica.
Substitua o leite integral pelo desnatado, e o leite condensado normal pelo desnatado ou light. 

Um comentário:

  1. Deu uma vontade de comer uma canjica. Ainda bem que já tenho aqui em casa, vou colocar de molho e fazer amanhã cedo seguindo a sua receita. Bjs.Regina

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