Benefícios do cacau


O consumo frequente de chocolate com cacau auxilia na redução dos riscos de doenças cardiovasculares, pois os polifenóis do cacau reduzem a oxidação do LDL (colesterol "ruim"), evitando a formação de placas de gorduras nas artérias, elevam a concentração do HDL (colesterol "bom") e tem poderoso efeito antioxidante, diminuindo o acúmulo de gordura. Os flavonóides do cacau aumentam a produção de óxido nítrico, que tem função vasodilatadora e auxilia no controle da hipertensão arterial. E ainda, o cacau contém substâncias que agem no cérebro e diminuem a vontade incontrolável de consumir doces. Por fim, o ácido fenólico atua na produção de leptina, responsável pela sensação de saciedade.

Portanto, o consumo na dose certa de chocolate com cacau só traz benefícios para saúde, e como na reeducação alimentar tudo é permitido com MODERAÇÃO (nunca esqueça disso), segue uma receita de um delicioso pudim de cacau...



Pudim de cacau

Ingredientes:
1 lata de leite condensado
1 lata de leite desnatado
1 colher (sopa) de leite em pó
3 ovos inteiros
½ xícara (chá) de cacau em pó
1 colher (café) de baunilha

Modo de preparo:
Bata todos os ingredientes no liquidificador e leve para assar em forma com buraco no meio, caramelada com 6 colheres (sopa) de açúcar, em banho-maria por 45 minutos, forno pré-aquecido 180ºC.

Dica adicionar raspas de 1 laranja


Receita adaptada do blog da Helena Gasparetto

4 comentários:

  1. Dra.,

    Adorei encontrar esta receita! Já fiz várias vezes e todos que provaram aprovaram! rs

    Parabéns pelo blog :)

    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. É magnífico mesmo, experimente colocar canela em pó, fica sensacional!! Abraços

    ResponderExcluir
  3. Olá, Dra. Thais!
    Da próxima vou colocar sim ;) Ah, fiz novamente a receita e desta vez substitui o açúcar refinado por mascavo. Ficou sensacional! Acho que vale muito a pena esta substituição, né?

    Abraços :)

    ResponderExcluir