Sorvete de inhame

Não, você não leu errado não, é sorvete de inhame mesmo!! Aquele que vai na sopinha dos bebês...vale a pena ler até o final e fazer essa delícia.

Sorvete de inhame e morango

Esse sorvete aprendi com a querida Eliana, é uma opção muito mais saudável e nutritiva para as nossas crianças, para comparar os ingredientes, selecionei duas marcas conhecidas de sorvete de chocolate em pote de dois litros:

Marca A) Água, açúcar, leite em pó desnatado, gordura vegetal, xarope de glicose, doce de leite, cacau, caramelo, amido, extrato de malte, emulsificante mono e diglicerídeos de ácidos graxos, espessantes goma guar, goma jataí e carragena, corante caramelo e aromatizantes. Contém glúten.

Marca B) Água, açúcar, xarope de glicose, leite em pó desnatado, gordura vegetal, pasta de cacau, cacau em pó, extrato de malte, sal, sal, aromatizantes, espessante goma jatai, goma guar, carragena, estabilizante mono e diglicerídeos de ácidos graxos, polisorbato. Contém glúten.

VOCÊ SABIA?

Na lista de ingredientes de um produto, eles sempre são listados de acordo com a quantidade de cada um dos ingredientes usados, da maior para a menor quantidade. Ou seja, o primeiro ingrediente a aparecer na lista é aquele que é usado em maior quantidade no produto.

Portanto, nesses sorvetes industrializados, o ingrediente em maior quantidade é o açúcar!! Denominamos o açúcar de calorias vazias, pois contém calorias e nada mais, nenhum nutriente, seja vitamina ou mineral. 
E encontramos também esses "antes": conservantes, corantes, estabilizantes, espessantes...que são usados na indústria para melhorar o aspecto, cor, durabilidade, consistência dos produtos. Mas quando consumidos em excesso e constantemente podem trazer inúmeros malefícios para saúde. 

Esse sorvete caseiro é uma opção bem mais saudável e nutritiva para os pequenos (e adultos também), além de ser fácil e rápida ... e tem como base o inhame, que dá a consistência e cremosidade ao sorvete. 

Ingredientes:

1 kg de inhame
1 ½ lata de leite condensado
500 ml de creme de leite fresco
1 colher de sobremesa de baunilha

Modo de preparo:

Descasque o inhame e cozinhe em água até ficar macio. Espere amornar e coloque no liquidificador com o leite condensado, creme de leite fresco e baunilha. Bata até ficar homogêneo. Coloque em um pote de sorvete* e leve para gelar por no mínimo 12 horas. Prontinho, um sorvete super saudável e nutritivo.

* Dá para fazer sorvete de palito também, é só colocar nas forminhas de sorvete e espetar o palito.

Essa é a receita base do sorvete, que já fica uma delícia!! 

Para variar pode colocar o sabor a sua escolha:

Doce de leite
Doce de leite com coco queimado
Morango (geléia de morango)
Chocolate (adicionar chocolate meio amargo com 50% de cacau)
Leite ninho 
Coco (adicionar óleo de coco ou leite de coco e flocos de coco)
Coco com abacaxi ( óleo de coco e geléia de abacaxi)
Nozes (utilize essência de nozes e nozes picadas)

Enfim, são infinitas as opções e combinações e com esse calorão as crianças vão adorar!!

Confira os benefícios do inhame aqui.

2 comentários:

  1. Conheci seu blog agora através do Panelaterapia. Curti muito e já estou lhe seguindo!! Amo experimentar receitas diferentes, principalmente saudáveis. Preciso experimentar esse sorvete de inhame!!!! E quando eu fizer, postarei no meu blog www.gabivirtual.blogspot.com.br

    Parabéns! Sucesso!

    BJS!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Gabriela!! esse sorvete é maravilhoso, cremosérrimo, vale a pena mesmo....vou testar de coco e cacau e logo tá no blog a receita.bjos

    ResponderExcluir