Bolo de arroz cru (sem glúten)

Aposto que você estranhou ao ler o título deste post né? Pois é, quando vi essa receita no blog Cozinhar Consciente também estranhei, pensei será possível? e resolvi testar...e o resultado é surpreendente!! Quando bati a massa tive a impressão que fosse encruar, virar um pudim, sei lá, mas taí o resultado: 



Fica fofo e úmido, além de não conter glúten, ideal para celíacos ou intolerantes ao glúten, ou apenas para quem quer diminuir o consumo do mesmo...já falei um pouco disso aqui.

Ingredientes:

1 1/2 xícara (chá) de arroz cru (branco ou integral)*
3/4 xícara  (chá) de leite (vaca, soja ou coco)
3/4 xícara  (chá) de açúcar mascavo (usei o demerara)
3/4 xícara  (chá) de óleo
3 ovos
1 pitada de sal
1 colher(sopa) de fermento em pó

- já acrescentei 1 colher (chá) de canela em pó e ficou divino.

* já fiz a versão com arroz integral, branco e meio a meio, todas dão certo!! A versão 100% arroz integral fica com o sabor mais forte, então, para quem quer fibras e sabor, recomendo fazer meio a meio.

Modo de preparo:
Coloque o arroz numa bacia de vidro com água quente e deixe de molho de um dia para o outro. Escorra e bata no liquidificador com o leite, açúcar, óleo, ovos e o sal. Por último adicione o fermento em pó e pulse somente para misturar.
Despeje numa forma redonda (25 cm) ou em uma forma com furo no meio, untada e enfarinhada, e leve ao forno pré aquecido a 180ºC cerca de 45 minutos ou até que ao enfiar um palito no centro ele saia seco. Espere amornar e desenforme. 

4 comentários:

  1. Oi Thais, esse bolo fica menos calórico e mais saudavel do que o normal? Não sou intolerante a gluten, mas gostaria de saber se vale mesmo a pena fazer. Amei o blog. Beijo

    ResponderExcluir
  2. Se você colocar arroz integral e utilizar o açúcar mascavo fica mais nutritivo, vale a pena fazer, é fantástico!!

    ResponderExcluir
  3. Bom dia!!
    parece ser muito gostoso essa receita de bolo de arroz,ainda não fiz,mas pretendo fazer neste final de semana,será que este bolo não venha perder com facilidade de um dia para o outro? gosto muito das coisas mais natural,me parece que realmente com o arroz integral dve ficar muito bom com poucas calorias e tanbem te fibras,isso deve ser bom para o intestino preso porque a fibra ajuda muito.Se vc tiver outras receitas de bolos ou culinária bem bacana mande pra mim, meu email é este, linamaria_1313@hotmail.com
    vou te agradecer muito,mande outros pratos bacana pra mim.
    Obrigada.
    Lina.

    OBS: GOSTO MUITO DE NOVIDADES NAS SOBREMESAS,BOLOS,E NA CULINÁRIA,
    MANDE PRATOS SALGADOS TAMBEM,E COMIDA TAMBEM.

    ResponderExcluir
  4. deve ser boa essa receita quero experimentar mande mais receitas para mim.

    ResponderExcluir