Legumes no forno


Já sabemos que temos que consumir legumes diariamente correto? E pra não enjoar temos que fazer de diversas formas: pode ser refogado, grelhado, cozido no vapor, em saladas e por aí vai...  E pra variar no dia a dia, achei essa receita no blog Simplesmente Delícia, e segundo a autora: " ...No forno, os legumes adquirem uma profundidade de perfumes, um caramelizado delicioso e além do mais, são muito mais ‘caloricamente-corretos’, fator crucial especialmente na véspera do verão… Apesar de levar pelo menos uma hora no forno, é só misturar tudo e deixar lá assando...", verdade mesmo, os legumes concentram o sabor e ficam deliciosos e muuuito saborosos, e a aparência fica linda, pois não desmancham como quando a gente faz refogado por exemplo, fica al dente, afinal quanto mais fibra melhor hein. E o melhor, é fácil de fazer:

Unte um refratário com óleo com auxílio de papel toalha como ensinei aqui.
Lave bem e pique os legumes, quando possível mantenha a casca que concentra grande quantidade de fibras, vitaminas e minerais...pode cortar em rodelas, cubos, tiras, mas como vai assar tudo junto, o tamanho tem que ser mais ou menos igual.


Dessa vez coloquei: chuchu, cenoura, abobrinha, abóbora cabotiá, tomate, cebola roxa, 
pimenta calabresa, orégano, azeite e sal. É só misturar tudo e levar ao forno 180ºC coberto com papel alumínio por 60 minutos, no meio do tempo misturar para assar por igual, e nos últimos 10 minutos retirar o papel alumínio para secar a água e caramelar / dourar. 

Já fiz com vagem, brócolis, couve flor, mandioquinha, batata doce, temperei com alho amassado ou inteiro, tudo fica bom!! Só a berinjela não ficou muito boa, mas ainda vou testar novamente e depois conto aqui no blog.

Legumes prontinhos, a foto não está muito boa, mas com certeza estavam deliciosos e lindos,  crocantes e com o sabor concentradíssimo, fica bom demais da conta, faz aí...

Um comentário: