É tempo de água de coco

Foto: Google

A parte comestível do coco é a polpa branca e a água, que podem ser consumidas quando o fruto ainda está verde ou depois de maduro. Da polpa madura, extrai-se óleo e leite de coco. E nesse calor, quem não gosta de uma água de coco geladinha? 


A água de coco, especialmente em maior quantidade quando o coco está verde, constitui sabor levemente adocicado e suave. Além de saborosa, é uma ótima fonte de hidratação, muito nutritiva, e um isotônico natural por ser rica em sais minerais: potássio, sódio, fósforo, cloro, magnésio e vitaminas A, B1, B2, B5 e C e 1 copo (250ml) contém em média 50 calorias. E ainda, a polpa é rica em fibras e gorduras,  que aumenta com o amadurecimento do coco.  

Alguns minerais contidos na água de coco mantém o equilíbrio hidroeletrolítico, ou seja, a quantidade de água presente nas células. É indispensável para a contração e o relaxamento muscular e promove o aumento na elasticidade da parede das artérias, preservando a saúde do coração. E ainda, considerado isotônico natural, é ideal para repor o líquido eliminado após atividades físicas e para a recuperação nos casos de desidratação e diarréia por ser um excelente soro vegetal. E segundo pesquisas, tem mostrado ser eficaz na recuperação de pacientes submetidos a cirurgias digestivas e a sessões de quimioterapia. Neste caso, a bebida alivia o sintoma de boca seca.

A medida que a polpa amadurece, aumenta o seu teor de gorduras. A polpa do coco é rica em gorduras saturadas, diferente dos outros óleos e gorduras vegetais, ricos em gorduras insaturadas. Porém a gordura do coco é um tipo de triglicerídeo de cadeia média (TCM), que é facilmente absorvido e transformado em energia no fígado. Os TCM apresentam fácil metabolização e baixa capacidade de oxidação, sendo assim, não representam um fator de risco cardiovascular, pelo contrário, exercem um efeito protetor. Seu consumo é indicado para atletas ou pessoas que queiram diminuir a quantidade de gordura corporal.

E a água de coco industrializada? Obviamente a versão in natura é mais saudável, mas, temos que nos adaptar a correria do dia a dia né? 

Verifiquei o rótulo de diversas marcas, e todas contém: frutose ou sacarose para adoçar e conservador INS 223 ou metabissulfito de sódio, ok...e o que é esse tal de metabissulfito de sódio? É um aditivo alimentar que a indústria utiliza para conservar os alimentos, que tem como função ser agente redutor, antioxidante, inibidor na proliferação de microorganismos, agente branqueador e agente anticloro, em EXCESSO pode causar reações alérgicas em pessoas sensíveis, (asma, dores de cabeça, irritação gástrica ou cutânea, eczema, náuseas, diarréia) e perdas de vitamina B1. Deve ser evitado por pessoas com doenças no fígado ou rins. Aonde tem? açúcar refinado, batatas congeladas, bebidas alcóolicas, frutas secas, geléias, legumes e verduras desidratadas, sucos, refrigerantes e refrescos, picles, vinhos e vinagres, frutos do mar.

Já provei algumas marcas, algumas tem gosto de sabão de coco, sabe? 
Uma que eu acho muito gostosa e próxima ao sabor da água de coco verde natural e que consumo é essa aqui:

Foto: Kero Coco

Nenhum comentário:

Postar um comentário