Arroz com soja e quinua

Não parece arroz com carne moída?


Mas não é carne bovina não, usei PTS (proteína texturizada de soja) escura, que é uma proteína vegetal que uso muito, ela é ótima para quem pratica reeducação alimentar, pois além de trazer todos os benefícios da soja, sacia bastante, encontramos no supermercado na versão clara e escura:


A sua utilização é ampla, use a criatividade e confira as receitas:

Em uma panela refogar 2 dentes de alho amassados com um pouco de óleo e acrescentar:

3/4 xícara de arroz integral
1/4 xícara de PTS escura 
3 xícaras de água fervente 
Sal à gosto

Ferver em fogo baixo com a panela semi-tampada, quando estiver terminando o cozimento adicionar 2 colheres de quinua em grãos (colocar a quinua ao final do cozimento para ela não desmanchar) misturar delicadamente e aguardar até secar toda a água. 

Para ficar amarelinho, coloquei 1/2 colher (café) de açafrão em pó (Curcuma longapara refogar junto com o alho.

É importante refogar o açafrão em óleo para ele "soltar" a cor, o mesmo acontece com o colorau e curry, pois se colocar o tempero na água por exemplo, não fica com a mesma cor.

10 comentários:

  1. Simplesmente amei esse blog. Já estou seguindo e vou divulgar. Vou ficar sempre ligadinha nas dicas.
    Ótima quinta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Rafaela, aqui tem novidades toda semana!Uma ótima semana!!

      Excluir
  2. Olá Thais, vi sua receita de pudim no blog da Panelaterapia e vim conhecer seu blog. Já me tornei sua seguidora para acompanhar suas dicas.
    Ah, vou fazer o pudim de cacau e depois te conto como ficou....
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rose, faça sim, é muuuito saboroso, vale a pena!bjos

      Excluir
  3. Olá doutora, tb conheci teu blog através do Panelaterapia. Amei! Estava justamente procurando a receita de biomassa de banana, adorei tb a ideia de misturar a soja preta no feijão.
    Abs
    Elaine Iung de Castro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Elaine, faça a biomassa sim, é super fácil de fazer e versátil, dá para adicionar em preparações doces ou salgadas sem alterar o sabor, Fantástica! A soja tem um sabor característico né, e assim misturada no feijão vamos acostumando com o sabor até aceitar completamente. bjos

      Excluir
  4. Olá doutora, tb conheci seu blog através do Panelaterapia e amei tudo. Estava procurando a receita da biomassa de banana verde e adorei a receita do ganache. Aliás, são todas tentadoras, parabéns!
    Abs
    Elaine Iung de Castro

    ResponderExcluir
  5. Dra Thais a conheci no panelaterapia e fiz o pudim no mesmo dia, tinha todos os ingredientes, mas fiz a metade da receita e ficou divino!!!!So a calda que eu ñ acertei muito bem Moro em NY e eu sempre tive vontade de comer a PTS e qdo vi sua receita Arroz c soja e Quinua(que eu amo) eu lhe pergunto esta PTS é preciso deixar de molho, lavar bastante p/ usar? Deve ser muitooooo saudável, e o sabor? Adorei seu blog, Parabéns, $uce$$sos!!!As flores são lindas mesmo eu pensei que fosse IKEBANA, abraços Wilma.

    ResponderExcluir
  6. Olá Wilma, é bom demais mesmo.Não precisa lavar nem deixar de molho...a PTS absorve o líquido e sabor da preparação que você for fazer: arroz, carne moída, frango,legumes, além de ser bem macia ... a hidratação é necessária quando for usada só a PTS e não tiver nenhum líquido para ela absorver. Obrigada!!Bjos

    ResponderExcluir