Eu adoro quiabo, mas tem muitas pessoas que fazem cara feia só de pensar. E muitos, talvez não gostem por causa da baba que ele solta, será? Mas com essa técnica culinária, espero que você mude de opinião...
Todo mundo tem uma dica para tirar a baba do quiabo: lavar e secar bem antes de refogar, adicionar gotinhas de limão durante o cozimento, mas vale a pena fazer do jeito que a chef Roberta Sudbrack ensina, fica perfeito:
Coloque água em uma panela e leve ao fogo, enquanto isso, lave os quiabos em água corrente. Assim que levantar fervura coloque os quiabos inteiros e conte 10 minutos.
Desligue o fogo e escorra a água. Espere amornar para cortar as pontas. Prontinho, fica macio e sem baba, perfeito para ser utilizado em diversas preparações... pode temperar com sal, azeite de oliva, salsinha e limão ou apenas refogar rapidamente com alho ralado, enfim, existem inúmeras possibilidades, use a criatividade.
Sugiro o tradicional frango com quiabo,que combina muito bem ;)
O quiabo (Abelmoschus esculentus) é uma hortaliça pertencente à família Malvácea. Pode ter sido originário da África ou da Ásia e foi introduzido no Brasil pelos escravos. O fruto do quiabeiro é uma boa fonte de vitaminas, em especial as vitaminas A, C e B1, além de fornecer cálcio.
Para verificar a qualidade dos quiabos não é preciso quebrá-los. Os frutos devem ter cor verde intensa, serem firmes, sem manchas escuras e com comprimento menor que 12 cm. Frutos muito grandes e com coloração verde esbranquiçada (pálida) tendem a ser fibrosos e duros. Frutos manuseados sem o devido cuidado tornam-se escuros rapidamente.
Após a colheita, o quiabo deve ser consumido rapidamente pois fica murcho, fibroso e escurece em seguida. O quiabo não tolera temperaturas muito baixas por longo período de tempo, pois fica escuro e deteriora-se. Por isso, ele deve ser colocado na parte inferior da geladeira, dentro de sacos de plástico. Nesta condição, ele pode ser conservado por até uma semana.
O quiabo é uma hortaliça de fácil preparo. Não é preciso descascá-lo; somente remova as pontas. Geralmente é consumido cozido, refogado ou frito, porém, também pode ser consumido cru, quando os frutos são pequenos (menores que 5 cm de comprimento), tenros e recém-colhidos. Tradicionalmente utilizado no preparo de pratos típicos como frango com quiabo, caruru e com costelinha de porco, o quiabo também é saboroso no preparo de saladas frias com tomate, pimentão e cheiro verde.
Fonte: Embrapa
Só por curiosidade, olha o pé de quiabo que coisa mais linda:
Bom dia Natália!
ResponderExcluirSó uma dúvida: quando você coloca o quiabo na água fervente desliga o fogo ou deixa ligado?
Obrigada.
Boa tarde Patricia, deixa ligado por 10 minutos, é o tempo certinho, fica perfeito.
ResponderExcluirThais
Oi Natália.
ResponderExcluirNão gosto muito de comer os quiabos assim grandes e inteiros, prefiro picadinhos. Será que esta técnica tbém dá certo? Abs.
Verônica, corte somente depois de cozinhá-lo inteiro.
Excluir